segunda-feira, 14 de maio de 2018

SECRETARIA DA SAÚDE DE GANDU PROMOVE A SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL


     A secretaria da saúde de Gandu promove através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de 14 a 17 deste mês, a semana de comemorações da Luta Antimanicomial. Com uma ampla programação, os organizadores pretendem chamar a atenção da sociedade sobre a importância do tema.
     Nesta segunda (14), acontece à abertura do evento na sede CAPS, a partir das 9h da manhã, com uma roda de conversa com duas palestras. Os temas são, “Conhecendo o SAMU” e “Saúde do Homem”, com os palestrantes Valder Santos e Cauanna Santos, respectivamente. No dia 15, haverá uma caminhada pelas ruas do centro, com os usuários do serviço e familiares, o tema será, “Trancar, não é Tratar”.
     Já no dia 16, haverá uma palestra na Câmara de Vereadores sobre os direitos da pessoa com transtorno mental, com o tema “Somos Cidadãos de Direitos”, o palestrante será o advogado Jorlan Santos, a técnica do INSS Cleide Rodrigues, abordará o tema “Conhecendo o INSS”. A programação finaliza na sexta (17), com um passeio na AABB, com os usuários do serviço de saúde mental. 
     O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, nasceu após o Movimento da Reforma Psiquiátrica iniciado no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o encontro dos trabalhadores da saúde mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.
ASCOM/Prefeitura de Gandu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário