sexta-feira, 9 de março de 2018

WENCESLAU GUIMARÃES: EQUIPE DA SESAB AFIRMA QUE EPIDEMIA DE MALÁRIA ESTÁ CONTROLADA.


Ontem por volta das 19 hs na Câmara de vereadores aproveitando a sessão o Entomólogo da SESAB (Secretaria de saúde do estado da Bahia) o Sr. Renato Freitas Araújo  deu uma palestra trazendo resultados do combate ao surto de Malária detectado na cidade de Wenceslau Guimarães, esteve presente também Amanda Muriel Lima coordenadora da vigilância Epidemiológica . Tudo aconteceu segundo as pesquisas porque um morador da cidade vindo de uma viagem ao Pará trouxe a doença de lá, sendo que o mesmo não sabia que era condutor da doença.
A população deveria ter comparecido a reunião de ontem, não só para a soma dos resultados feito na área infectada, mas também para saber como se proteger. 
Durante a palestra foi discursado sobre o que é a malária: 
 É uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários (Plasmodium spp) transmitidos, principalmente, pela fêmea infectada de mosquitos do gênero Anopheles, espécie darlingi, albitarsis (mais comum no Brasil);
ü Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente; 
ü Nas formas graves da malária, o óbito é frequente;
ü A maioria dos casos de malária concentra-se na região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, parte do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) - área endêmica para a doença;
ü Nas demais regiões, apesar notificações esporádicas, a doença não pode ser negligenciada, pois a letalidade chega a ser 100 vezes maior que na região endêmica.

HISTÓRICO DA MALÁRIA EM WENCESLAU GUIMARÃES

No dia 16/01/2018 deu entrada no hospital de WG, 09 pacientes, originários da localidade Chico Lopes Fazenda,  inicialmente com a suspeita de Febre Amarela. Após investigação epidemiológica e em contato com a vigilância epidemiológica  do Estado da Bahia. Suspeitou-se de Malária  foi empreendido os esforços necessários, que no dia 17/01/2018 as 10 horas  já se tinha o diagnostico com os plasmódios definidos sendo o VIVAX.
E Imediatamente o estado disponibilizou técnicos para dar o suporte ao município.
Em seguida foram desempenhados as atividades de controle de um surto de malária, devido a demora no diagnostico por parte dos pacientes  procurar o serviço medico, alguns casos tiveram que ser transferidos para outros hospitais de melhor porte.  Onde veio falecer 02 pacientes que ambos apresentavam LTA Leishmaniose Tegumentar  Americana como doença de base.

Segundo o Sr. Renato hoje a epidemia já está controlada e as pessoas infectadas já saíram do internamento e serão devidamente assistidas pelos profissionais de saúde local. Já que a equipe da SESAB estará retornando a capital Baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário