terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Pelo menos 12 pessoas ficam feridas com queda de estrutura de carro da Unidos da Tijuca

Pelo menos 12 pessoas ficam feridas com queda de estrutura de carro da Unidos da Tijuca
Foto: Reprodução / TV Globo
A segunda noite de desfiles do grupo especial da Sapucaí, no Rio de Janeiro, foi marcada por mais um acidente - nesta segunda (27), um trio do Paraíso do Tuiuti atropelou pelo menos 20 pessoas (veja aqui). Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas depois que parte da estrutura da alegoria da Unidos da Tijuca cedeu, na madrugada desta terça-feira (28). Depois do acidente, o carro ficou parado no setor 1 e as alas da escola tiveram que passar pela lateral para seguir o desfile. De acordo com o G1, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 20 pessoas foram atendidas, das quais 12 por traumas e oito por crise de ansiedade. Seis pessoas foram transferidas para hospitais, duas delas com situação considerada mais grave. Apesar do acidente, a escola terminou o desfile 1h16 minutos depois, um minuto a mais do tempo máximo regulamentado.

Ex-BBBs assistem pouco à edição 17 do reality: ‘Tá bem chato’

Ex-BBBs assistem pouco à edição 17 do reality: ‘Tá bem chato’
Foto: André Carvalho / Ag Haack / Bahia Notícias
Três ex-BBBs curtiram o Carnaval da Bahia na noite desta segunda-feira (27) no Camarote Salvador, o que pra muita gente é bem melhor do que ficar na frente da TV. Mas as brothers parecem não ter tempo para a nova edição do reality nem mesmo quando não estão na folia. Tatiele Polyana, da edição 16, admitiu ao Bahia Notícias que não tem acompanhado muito o que acontece na casa mais vigiada do país. “Eu tô acompanhando bem pouco, ainda não sei os nomes direito. Mas minha mãe adora, assiste todo dia”, contou. Já Juliana Dias, também da última edição, até assiste regularmente – e tem até torcida. Mas mesmo assim acha que falta alguma coisa nos novos ocupantes. “Eu estava tentando acompanhar, mas tá bem chato na minha opinião. O povo não se diverte em festa. Encontrei o Matheus ontem saindo do camarote, o Matheus tirando foto no meio da rua. Eu agarrei ele e quase empurrei o fã. A gente se divertia mais. Mas como eu tô aqui, não tô acompanhando. Mas depois do Carnaval vou tentar acompanhar mais”, garantiu, ao revelar sua torcida (momentânea) para o doutor Marcos. “A edição ajuda muito a ferrar alguém ou ajudar alguém. Eu gosto do Pay Per View, porque eu não gosto de televisão. Agora não sei pra quem vou torcer, mas há uma semana era o Marcos”, confessou. Além das duas, a ex-BBB Amanda Gontijo, da edição 14, também esteve no camarote.

Homossexuais são agredidos em festa de escola de samba

Homossexuais são agredidos em festa de escola de samba
Foto: Guto Kuerten
Na madrugada desta segunda-feira (27), Vítor Delboni, 25 anos, e Leomir Bruch, 23 anos, foram agredidos em uma festa no bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, depois de Bruch ter dado um beijo em seu amigo ao deixar o local. "Quando eram umas 2h30 um amigo Leomir veio se despedir de mim e a gente se beijou, aí um cara me empurrou por trás, e ele falou 'vocês não podem se beijar aqui, vai embora'", afirma Vitor. "Eu olhei para ele tentando entender, deixei para lá e continuei beijando meu amigo, porque sou livre, posso, não estava fazendo nada demais. O cara veio, me puxou pelo cabelo, me arrastou", relata. Leomir também foi agredido e jogado no chão, de acordo com Vitor. Quando estava caído, o jovem levou socos e chutes. Vitor afirma que o homem que começou a briga fazia parte da escola de samba do bairro, a União da Ilha da Magia. De acordo com o agredido, a pessoa estaria usando uma camiseta que indicava que era da escola. Quando conseguiram, os dois saíram correndo e foram para longe da confusão. Mais tarde, os dois foram a 10ª Delegacia de Polícia da Capital registrar um boletim de ocorrência sobre o caso. De acordo com o documento, as vítimas foram agredidas com socos e chutes e ameaçados de morte pelos agressores. Valmir Nena, presidente da União da Ilha da Magia, confirmou a confusão, mas negou que o agressor seja membro da escola de samba. "A agressão que aconteceu não é de nenhum membro da escola de samba, é um morador da comunidade, uma festa que a escola estava promovendo, com quase três mil pessoas, e houve um desentendimento entre dois grupos", explica. Ele ainda diz que tentou intervir no momento da agressão. "Um grupo dizia que era homofobia e o outro dizia que tinha sido assediado por um menino. Eu posso confirmar com toda certeza que a pessoa não é membro da escola, ele é morador da região onde é a sede da escola", reforça Nena. "A União da Ilha da Magia repudia qualquer ação neste sentido da homofobia. Tanto é que os casais gays que estavam dentro do nosso pavilhão não sofreram nenhuma repressão de nossa parte."

Feira: Um morre e seis ficam feridos em engavetamento na Avenida João Durval

Feira: Um morre e seis ficam feridos em engavetamento na Avenida João Durval
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
Uma pessoa morreu e outras seis pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta segunda-feira (27) em Feira de Santana. O engavetamento envolveu quatro carros e uma moto e ocorreu na Avenida João Durval, na sinaleira em frente à farmácia Brito, por volta das 16h.  A vítima fatal, identificada como Igor Silva Santos, de 19 anos, estava na moto. Ao Acorda Cidade, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Daniel de Brito Reis, contou que testemunhas informaram que um veículo Polo preto e um Classic, estavam parados quando um Celta e uma motocicleta vieram em alta velocidade e colidiram com os automóveis. Os carros parados aguardavam a sinaleira abrir. Um veículo Corolla, sem identificação, também foi atingido. Os feridos foram encaminhados em estado grave para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e continuam internados.

Liminares garantem atendimentos de Saúde durante Carnaval de Salvador

Liminares garantem atendimentos de Saúde durante Carnaval de Salvador
Através de liminares, a Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) tem garantido o direito à saúde de cidadãos, mesmo durante o Carnaval. Por meio de ações judiciais e extrajudiciais, a instituição garante a transferências, internamento em Unidade de Terapia Intensiva, medicamentos, entre outras demandas relacionadas à área. As demandas chegam à Defensoria, através do Plantão do Carnaval da Instituição que funciona na Rua Pedro Lessa, 123, Canela. O primeiro passo adotado, quando toma conhecimento de algum problema de saúde, é comunicar a Central de Regulação que uma pessoa precisa ser transferida ou internada, por exemplo. Caso não haja resposta positiva, a Defensoria ingressa com uma ação judicial. "No ajuizamento, o juiz concede posteriormente a liminar, ou seja, determina que se transfira, que se interne em UTI, que se forneça um medicamento. Essa liminar quando não é cumprida retorna-se o contato com a Central de Regulação para informar que é necessário o cumprimento imediato", explicou o coordenador da área não penal do Plantão do Carnaval, defensor público Gil Braga. Além dos casos solucionados, após a intervenção da DP-BA, como ocorrido nesse domingo (26), nesta segunda-feira (27), mais dois assistidos tiveram suas transferências realizadas para o Hospital Roberto Santos: Ana Conceição Ferreira Rajo e Israel da Luz.

Teste fácil registra 21 casos de HIV positivo no Carnaval

Resultado de imagem para hiv
O projeto 'Fique Sabendo' já registrou 21 casos de HIV positivo no Carnaval de Salvador. O serviço gratuito de teste fácil foi utilizado por 825 pessoas, que se submeteram a 3,3 mil testes, detectando 98 reagentes para sífilis, oito para hepatite B e três para hepatite C. A novidade é que os homens lideram a procuram por exames neste ano. Dos 825 usuários, 525 foram do sexo masculino, quase o dobro do número de mulheres. Os reagentes para sífilis já iniciam o tratamento no circuito. No entanto, os usuários com sorologia positiva para outras DSTs são encaminhados para outras unidades de referência na capital baiana para tratamento gratuito integral. Os serviços são oferecidos ao público nas unidades no Multicentro Carlos Gomes, no Circuito Osmar, das 10h às 21h, e num módulo montado na Rua Dias D'Vila, próximo ao Farol da Barra, no circuito Dodô, das 10h às 22h

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Secretaria Municipal de Saúde registra queda de 50% de feridos com arma de fogo

Secretaria Municipal de Saúde registra queda de 50% de feridos com arma de fogo
Foto: Júlia Vigné/ Bahia Notícias
As principais causas de atendimentos nos postos de saúde instalados pela Prefeitura de Salvador nos circuitos do Carnaval 2017 são clínicos, com 2.227 registros, como por dor de cabeça e embriaguez, seguido por procedimentos bucomaxililofaciais e traumas ortopédicos. No total, a pasta registrou 2955 atendimentos. Os dados são da quarta-feira (22) até a manhã desta segunda-feira (27). Em 2016, no mesmo período, a pasta registrou 3888 atendimentos. O secretário municipal de Saúde, José Alves, observou que os registros por violência tiveram redução. O número de atendimentos por projeteis de arma de fogo apresentou redução de 50%, comparado a 2016, e redução de 34,5% por arma branca. O número de agressões físicas também diminui em 29%. Foram registradas 88 agressões físicas por murro/soco/chute/dentada, oito agressões com lata, duas com vidro, três com agente químico, duas com facas, uma com agulha, uma com muleta e uma com objeto perfurocortante. O maior número de atendimentos foi no circuito Barra/Ondina (612), na Ademar de Barros (506), na Sabino Silva (358) e no Shopping Barra (292). O número de cirurgias bucomaxilofacil teve queda de 35%, e cirurgias ortopédicas apresentou queda de 32%. O número de atendimento por embriaguez foi de 378. Do total de atendidos, 108 foram transferidos, o que corresponde a 3,6% das ocorrências registradas. A maioria das transferências foi para UPA dos Barris, HGE, Roberto Santos e Hospital Tereza de Lisieux. Do total de transferência, 35 foram para radiografia, 31 para avaliação de especialistas, 16 para tomografias e sete para cirurgias

Ex-senador Pedro Piva morre aos 83 anos; tucano foi suplente de Serra na Casa

Ex-senador Pedro Piva morre aos 83 anos; tucano foi suplente de Serra na Casa
Morreu neste domingo (26) o ex-senador Pedro Piva, aos 83 anos. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. O tucano de São Paulo era suplente de José Serra (PSDB-SP) e assumiu cargo na Casa entre 1995 e 1996 e depois entre 1999 e 2002, quando o titular assumiu o Ministério do Planejamento e da Saúde, respectivamente. Quando atuou no Senado, Piva foi presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e em 1999 apresentou o projeto que, aprovado, seria apelidado de Lei Piva e destinaria ao esporte olímpico e paralímpico parte da arrecadação com loterias federais. Piva era formado em Direito pela USP, mas não exerceu a advocacia e optou pela carreira de empresário. "Era uma pessoa de sua geração. Gostava de uísque com bastante gelo, ternos bem cortados e gravata todos os dias da semana, olhar no olho das pessoas ou no máximo telefone (mal sabia o que era um smartphone ou computador); sintonia, percepção e química. Uma pessoa inteligente, viva", lembrou Horácio Lafer Piva, filho do ex-senador.

Crivella não participa de abertura de Carnaval e de desfile das escolas de samba

Crivella não participa de abertura de Carnaval e de desfile das escolas de samba
Foto: Reprodução / Spotniks
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), não participou da abertura oficial do Carnaval. Nem mesmo esteve presente no primeiro dia de desfile das escolas do grupo especial na Sapucaí, neste domingo (26). Desde quando o sambódromo foi inaugurado, em 1984, não houve um ano em que o prefeito faltou ao Carnaval oficial da cidade. De acordo com a Veja, Crivella iria para o exterior no período de folia momesca, mas desistiu da viagem e ficou no Rio. Em uma publicação nas redes sociais ele chegou a dizer que "a gente não sabe sambar, mas sabe trabalhar". O secretário de Relações Institucionais de Crivella, deputado Luiz Carlos Ramos, afirmou que a ausência do prefeito já era esperada por questões religiosas.

‘Moonlight’ desbanca ‘La La Land’ e leva Oscar em meio a confusão de apresentadores

Foto: Divulgação
Após um erro dos apresentadores, que anunciaram “La La Land - Cantando estações” como vencedor do Oscar de Melhor Filme, “Moonlight: Sob a Luz do Luar” desbancou o longa protagonizado Emma Stone e Ryan Gosling, levando o principal prêmio da noite, na cerimônia deste domingo (26). Na ocasião, Faye Dunaway e Warren Beatty, estavam com o envelope de Melhor Atriz, que foi para Emma Stone. Os produtores de “La La Land chegaram a subir ao palco e discursar, mas foram avisados sobre o problema. "Há um erro, 'Moonlight', caras, vocês ganharam melhor filme. Isso não é uma brincadeira, acho que eles leram a coisa errada", disse um deles. "Moonlight" venceu ainda nas categorias de Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante (Mahershala Ali). Já “La La Land” levou seis estatuetas: Melhor Atriz, Diretor, Música Original, Trilha Sonora, Fotografia e Design de Produção.
Confira lista de vencedores:
Melhor filme: Moonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor ator: Casey Affleck - Manchester a beira mar
Melhor atriz: Emma Stone – La La Land - Cantando estações
Melhor diretor: Damien Chazelle, La La Land
Melhor ator coadjuvante: Mahershala Ali - Moonlight: Sob a luz do luar
Melhor atriz coadjuvante: Viola Davis - Cercas (Fences)
Melhor animação: Zootopia - Essa Cidade é o Bicho
Melhor filme estrangeiro: O apartamento (Irã), do diretor Asghar Farhadi
Melhor roteiro adaptado: Moonlight
Melhor roteiro original: Manchester à beira-mar
Melhor design de produção: La la land: Cantando estações
Melhor fotografia: La La Land - Cantando as Estações
Efeitos visuais: Mogli
Melhor curta-metragem: Sing
Melhor documentário: O.J.: Made in America?
Melhor documentário de curta-metragem: The white helmets
Melhor cabelo e maquiagem: Suicide Squad
Melhor edição de som: A chegada
Melhor mixagem de som: Até o último homem
Melhor curta de animação: Piper
Melhor canção original: City Of Stars - La La Land
Melhor trilha sonora: Justin Hurwitz - La la land: Cantando estações
Melhor figurino: Animais fantásticos e onde habitam - Colleen Atwood
Melhor montagem: Até o Último Homem

Vereador diz que crime organizado está dentro da Câmara Municipal, não na rua

Vereador diz que crime organizado está dentro da Câmara Municipal, não na rua
Foto: Reprodução / Instagram
O vereador Igor Kannário não teve papas na língua ao discursar sobre a Câmara Municipal de Salvador durante show no bairro da Liberdade, neste domingo (26), em Salvador. Entre uma música e outra, o parlamentar vinculado ao PHS disse que o crime organizado está "lá dentro", conforme registro feito pelo Correio. "Dentro da favela tem mais homem do que lá dentro. Não agravando a todos, porque existem alguns nobres colegas que são honestos, que são puros, mas que, infelizmente, não têm como fazer nada porque o bagulho lá dentro é tudo organizado. O crime organizado tá é lá dentro, meu irmão, não é aqui fora, não", revelou o cantor. Kannário está no seu primeiro mandato como vereador, depois de ter sido eleito com 11 mil votos.

Guarda Municipal registra queda de 58,3% de casos e considera Carnaval menos violento

Guarda Municipal registra queda de 58,3% de casos e considera Carnaval menos violento
Foto: Júlia Vigné/ Bahia Notícias
A Guarda Municipal de Salvador registrou uma queda de 58,3% de ocorrências no Carnaval de 2017, se comparado ao ano de 2016. De acordo com o diretor-geral de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a Guarda Municipal observa uma diminuição nos índices de violência na festa momesca deste ano. O órgão colocou mais de mil guardas nas ruas para dar suporte a atuação das demais secretarias, como a de trânsito e mobilidade urbana. A Guarda Municipal também tem atuado na área de prevenção, com distribuição de pulseiras de identificação de crianças. Os guardas abordam os pais nos portais de segurança do Carnaval e nas estações de transbordo, principalmente na Estação da Lapa. Segundo Lima, a medida facilita a localização de crianças, em caso de perda. A Guarda Municipal também tem recolhido documentos perdidos para recuperação dos foliões. Quem perdeu algum documento na festa, pode procurar no site da instituição na listagem de Carnaval para recuperação.

Goleiro Bruno diz que pagou por erros e pretende voltar à área do futebol

Poucas horas após deixar a prisão, beneficiado por liminar do STF (Supremo Tribunal Federal), o goleiro Bruno Fernandes, condenado por matar em 2010 a ex-namorada Eliza Samudio, afirmou na madrugada deste sábado (25) que pagou pelos "erros" e que "vai recomeçar" sua vida. A entrevista foi mostrada pelo MG TV, jornal local da TV Globo em Belo Horizonte, às 12h. "Vou recomeçar. Independente do tempo que eu fiquei preso. Se eu ficasse lá, [se] tivesse prisão perpétua, por exemplo, no Brasil, não ia trazer ela [Samudio] de volta", afirmou. "Paguei pelos meus erros. Paguei caro, não foi fácil. Eu não apagaria nada, porque por mais que eu não tivesse amigos verdadeiro, por mais que eu não tivesse passado por certas situações [estando dentro do presídio], eu talvez não daria tanto valor à vida hoje", disse. 

"Eu quero deixar bem claro que vou recomeçar. Não importa se seja no futebol, não importa se seja em outra área profissional. Mas como eu vou estar na área do futebol, é o que eu almejo para mim", disse. Bruno cumpriu seis anos e sete meses dos 22 anos e três meses de prisão a que foi condenado por assassinato e ocultação de cadáver de Samudio e também por sequestro e cárcere privado do filho que os dois tiveram. Na noite desta sexta-feira (24), Bruno deixou a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Santa Luzia (MG), na região metropolitana da capital mineira, após determinação do ministro Marco Aurélio Mello, em decisão liminar (provisória). O ex-goleiro, agora, o ex-goleiro poderá ficar em liberdade enquanto o recurso contra a condenação não é julgado, aguardando os recursos. *Nota do Uol

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 35 milhões

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 35 milhões
Niguém acertou o concurso 1.907 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (25) em São Paulo. A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado na quarta-feira (1º), é de R$ 35 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 03 - 25 -35 -38 - 44 - 48. A quina teve 55 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 42.855,91. Outras 4.353 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 773,54. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50. *Voz da Bahia

Ao atender vítima de acidente, motorista do Samu descobre que filho era vítima fatal

Ao atender vítima de acidente, motorista do Samu descobre que filho era vítima fatal
Uma tragédia com contornos dramáticos chocou na madrugada deste domingo (26) moradores de Ponta Grossa, no Paraná. Após um acidente entre carro e moto, uma ambulância do Samu foi chamada. Chegando ao local, o motorista da unidade descobriu que o próprio filho acabou falecendo na tragédia. O filho do socorrista, um motociclista de 21 anos, já estava morto quando o Samu chegou ao local da colisão entre veículos. A Polícia Militar (PM) local informou que o condutor do carro envolvido na batida estava bêbado, com presença de 1,16 ml de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro. Além disso, de acordo com a polícia, ele dirigia com a habilitação suspensa. O motorista foi preso por embriaguez ao volante e homicídio culposo, com fiança prevista em R$ 3 mil – que não havia sido paga até a manhã deste domingo. *BN

Acidente deixa pessoas feridas durante desfile da Paraíso do Tuiuti no Rio

Um acidente durante a passagem de um dos carros alegóricos da Paraíso do Tuiuti no primeiro dia dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro neste domingo (26/02) deixou ao menos oito pessoas feridas.
O acidente ocorreu após uma manobra de um dos carros na área de concentração da Sapucaí, que terminou batendo contra uma grade que separa a arquibancada. Cerca de vinte pessoas estavam nas proximidades e ao menos oito terminaram sendo atingidas pelo veículo, e ficaram prensadas.
As vítimas foram atendidas e socorridas. O estado de saúde delas não foram divulgados.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Contas de luz voltam a ter cobrança adicional em março

As contas de luz vão voltar a ter cobrança adicional em março. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira, 24, que as faturas de energia terão a bandeira amarela no próximo mês. O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pela Aneel. Segundo a agência reguladora, a previsão de chuvas para o mês de março ficou abaixo das expectativas, o que levou à necessidade de acionar mais termelétricas para abastecer o País. Com essa medida, será possível poupar água dos reservatórios das hidrelétricas. De acordo com a Aneel, no próximo mês, será preciso ligar usinas termelétricas com custo acima de R$ 211,28 por megawatt-hora (MWh). Quando o custo da última térmica acionada supera esse valor e fica abaixo de R$ 422,56 por MWh, a Aneel aplica a bandeira amarela, que adiciona R$ 2,00 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. Foi o que ocorreu agora. O relatório mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que o custo da última usina térmica acionada no mês que vem será de R$ 279,04 por MWh. A última vez em que a bandeira amarela vigorou foi em novembro. De dezembro a fevereiro, vigorou a bandeira verde, sem adicional na conta de luz.

Justiça determina prisão do filho de Pelé por lavagem de dinheiro

Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, apresentou-se no final da tarde desta sexta-feira (24), no 5º DP de Santos, em cumprimento à ordem de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas. A pena, reduzida nesta quinta-feira (23) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, é de 12 anos e dez meses em regime fechado. No momento em que chegou ao DP, Edinho disse estar sendo "massacrado" e afirmou nunca ter cometido crime. "Difícil aceitar e passar por tudo que estou passando nesses quase 15 anos por causa de amizade. Eu tenho vergonha. Me arrependo da minha imprudência, mas nunca cometi crime. Estou sendo massacrado. Mas sou forte e vou superar isso". Em contato com o UOL Esporte, o advogado de Edinho, Eugênio Malavasi, disse que a defesa de Edinho já entrou com o pedido de habeas corpus para que o ex-goleiro fique em liberdade até o fim do processo. Edinho foi condenado em maio de 2014 a 33 anos e quatro meses de reclusão por acusações de lavagem de dinheiro proveniente de tráfico de drogas.

Vitória tem melhor ataque entre clubes da Série A; Bahia possui defesa menos vazada

Vitória tem melhor ataque entre clubes da Série A; Bahia possui defesa menos vazada
Ba-Vi em 2016, na Fonte Nova | Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Depois de três anos, Bahia e Vitória disputarão juntos a Série A do Campeonato Brasileiro. Meses antes do início da principal competição da temporada, ambos já possuem números de destaque entre os 20 representantes da elite brasileira ao redor do país. Até aqui, em jogos oficiais, o Vitória lidera o quesito gols marcados. Com 23 gols em nove jogos, a equipe baiana está à frente de Fluminense (22) e Cruzeiro (20). O Bahia é sétimo, com 15 gols. No lado contrário, o Tricolor leva vantagem em relação ao maior rival. Em termos de gols sofridos, o Esquadrão lidera o ranking entre as melhores defesas. Junto a Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians e Flamengo, a equipe de Guto Ferreira tomou apenas dois gols. No entanto, se for utilizado o critério de média por partida, os baianos são os melhores, com 0,22 gols tomados por jogo.

Menina de 12 anos escreve carta e denuncia que pai estupra as duas irmãs

Menina de 12 anos escreve carta e denuncia que pai estupra as duas irmãs
Foto: Divulgação / PM-MA
Uma criança de 12 anos escreveu uma carta para professora, denunciando que o pai estuprava as duas irmãs, de 11 e 15 anos. O caso aconteceu na região rural de Araguaiana, no Mato Grosso. De acordo com informações do blog Brumado Notícias, a professora encaminhou a denúncia ao Conselho Tutelar e à Polícia Militar na última quinta-feira (23). A menina escreveu que o pai é “ruim” e que a irmã mais velha estava com o olho inchado, pois não dormiu de noite e foi estuprada. Ao concluir a carta, a criança jurou “por Deus” que a violência aconteceu. O pai das meninas foi preso. Ele tem 40 anos, e apesar de negar a denúncia da filha, a Polícia Civil teve a confirmação por exames. 

Controversa, Ana Paula fala sobre ‘polêmica do sexo oral’ no BBB 2017

Controversa, Ana Paula fala sobre ‘polêmica do sexo oral’ no BBB 2017
Foto: André Carvalho/Ag. Haack
Presente no Camarote Salvador, na madrugada deste sábado (25), a ex-BBB Ana Paula comentou sobre a recente polêmica da atual edição do reality show. Na última quinta-feira (23), os Brothers Emily e Marcos realizaram sexo oral debaixo do edredom do Quarto do Líder (veja aqui). “Eu acabei de escrever um texto sobre isso. Eu realmente não faria, porque é uma coisa minha, de índole minha. Sou preocupada com meu pai e, além de tudo, de não me sentir a vontade, sou preocupada com meus familiares”, comentou em entrevista ao Bahia Notícias, no qual julgou o ato como uma falta de moralidade. “O que me incomoda é a falta de moralidade. Se for para fazer, bate no peito e diga que fez que estava afim. Não tentar dissuadir o público”. Entretanto, minutos depois, a ex-sister se contradisse na opinião anterior e afirmou que as pessoas não deveriam julgar o que aconteceu entre o casal. “Acho que não cabe julgamento, de falar se faria ou não, mas é um pouco forte, né?”

Cleo Pires opina sobre título de símbolo sexual: ‘Com apreciação’

Cleo Pires opina sobre título de símbolo sexual: ‘Com apreciação’
Curtindo o Carnaval de Salvador no Camarote Schin, uma discreta Cleo Pires comentou sobre o fato de ser considerada um símbolo sexual. Sem modéstia, a atriz foi categórica ao dizer como reage a esse tipo de opinião. “Com apreciação”, comentou a artista em entrevista ao Bahia Notícias, no qual também falou sobre as suas músicas preferidas na atual edição da folia carnavalesca. “Eu gosto muito da musica da Preta (Eu quero e você quer), de Deu Onda... acho que ouvi outras, mas não lembro”, finalizou. 

Livre após decisão da Justiça, goleiro Bruno segue vinculado à clube de Minas Gerais

Livre após decisão da Justiça, goleiro Bruno segue vinculado à clube de Minas Gerais
Após deixar a prisão em virtude de uma liminar deferida na última terça-feira (21), o goleiro Bruno, acusado de matar Eliza Samúdio, tem um porto seguro no futebol. De acordo com o presidente do Montes Claros-MG, com quem tem contrato até 2019, as portas estão abertas para o jogador. "O Bruno tem contrato conosco até 2019. Abrimos as portas pra ele quando fizemos o contrato em 2014", declarou Ville Mocellin, em entrevista ao jornal Extra. O Montes Claros, no entanto, está com as atividades paradas em virtude das dificuldades financeiras. "Vou me encontrar com o advogado do Bruno depois que ele sair da prisão e vamos conversar para ver o que será feito", indicou. O contrato do Bruno com o clube mineiro segue ativo no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Petrobras anuncia nova redução de preços da gasolina e diesel

Petrobras anuncia nova redução de preços da gasolina e diesel
Na noite da última sexta-feira (24), a Petrobras anunciou que decidiu reduzir o preço do diesel nas refinarias em 4,8% e o da gasolina em 5,4%, em média. Os novos valores começaram a valer neste sábado (25). De acordo com a estatal, a decisão é explicada principalmente pelo efeito da valorização do real desde a última revisão dos preços, pela redução no valor dos fretes marítimos e ajustes na competitividade do mercado interno. "A Petrobras reafirma sua política de revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias, o que lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis com alta volatilidade. Os novos preços continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional, conforme princípio da política anunciada, e estão alinhados com os objetivos do plano de negócios 2017/2021", informou a empresa, que acrescentou que as revisões podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. "Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores. Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode cair 3% ou cerca de R$ 0,09 por litro, em média, e a gasolina 2,3% ou R$ 0,09 por litro, em média", pontuou.

MP-BA pede que Comando da Polícia Militar garanta acessibilidade nos portais de segurança

MP-BA pede que Comando da Polícia Militar garanta acessibilidade nos portais de segurança
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que o Comando-Geral da Polícia Militar para que os portais de segurança e abordagem instalados em 46 pontos de acesso aos circuitos de Carnaval sejam adequados às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O MP recomenda que as barreiras metálicas dispostas paralelamente tenham entre elas uma largura mínima de 0,8 metros, conforme determina a norma técnica NBR 9050. O pedido foi feito pelas promotoras de Justiça Márcia Teixeira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh); e Lívia Sant’Anna Vaz, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e de Combate à Discriminação (GEDHDIS). Elas também recomendam “que as equipes designadas para os portais de segurança sejam orientadas quanto à abordagem adequada e humanizada das pessoas com necessidades especiais, sem prejuízo das medidas de segurança cabíveis”. As promotoras lembram que os espaços, instalações, serviços e mobiliários de uso público devem ser adaptados “no sentido de promover mais ampla acessibilidade as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”.

Acidente com Teori Zavascki: Relatório indica problemas em campo de aviação de Paraty

Acidente com Teori Zavascki: Relatório indica problemas em campo de aviação de Paraty
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu em 2012 um relatório feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), apontando problemas no aeródromo de Paraty (RJ), na região onde morreu em acidente aéreo, Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, que teve acesso ao documento, os próprios pilotos coordenavam pousos e decolagens, já que o aeroporto funciona somente para voos visuais, sem equipamentos de orientação e controle de órgão aéreo. No relatório, também foram encontrados problemas de manutenção na pista. O relator da Lava Jato estava em uma aeronave turboélice King Air, quando sofreu o acidente em 19 de janeiro, no momento em que o piloto tentava aterrissar na pista, em período chuvoso. A FAB continua investigando a queda do avião, em sigilo, e sem prazo determinado para concluir. 

Mairi: Justiça cancela Carnaval da cidade diante de situação de calamidade e seca

Mairi: Justiça cancela Carnaval da cidade diante de situação de calamidade e seca
Foto: Val Bahia News
Os festejos de Carnaval no Município de Mairi, na região da Chapada Diamantina, planejados para começar neste domingo (26) e terminar na terça-feira (28), foram suspensos pela Justiça a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A decisão leva em consideração os gastos excessivos com a festa e a situação emergencial do Município, que se encontra em estado de calamidade em virtude da seca. Na decisão liminar, proferida nesta sexta-feira (24), a juíza Catucha Moreira Gidi determinou também que o Município se abstenha de realizar quaisquer gastos, repasses e ou contratações referidas a este evento. A magistrada estabeleceu multa pessoal ao gestor no valor de R$ 100 mil em caso de descumprimento. “A atitude dos suplicados atenta contra a supremacia do interesse público, atuando contra o interesse da coletividade”, afirmou o promotor de Justiça Pablo Almeida. Ele registrou ainda que os gastos com a festa ferem também o princípio da indisponibilidade dos bens e do dinheiro público, pelo fato de gasta-lo em interesses contrários ao da sociedade.

"Lula vai liderar no Brasil e no Nordeste", diz Rui sobre eleições de 2018

"Lula vai liderar no Brasil e no Nordeste", diz Rui sobre eleições de 2018
O governador Rui Costa fez sua aposta para a presidência nas Eleições de 2018. Apesar de fazer a ressalva que é cedo para se falar, ele disse que "o nome de lula é o nome que vai aparecer liderando no Brasil e no Nordeste porque em minha opinião foi o melhor presidente da República do Brasil", em entrevista à Metrópole nesta sexta-feira (24/02). Segundo Rui, ele considera que após a saída de Lula o nordeste voltou a ser esquecido pelas autoridades

Carnaval 2017: Soldado da PM é agredido no Circuito Osmar e tem a perna quebrada

Carnaval 2017: Soldado da PM é agredido no Circuito Osmar e tem a perna quebrada
Um policial sofreu uma fratura no fêmur enquanto perseguia um folião nas imediações da Praça da Piedade, no Circuito Osmar. O soldado foi agredido com um soco por um folião e quando corria para alcançar o acusado caiu e quebrou o fêmur [osso da coxa]. Segundo a Polícia Militar, o agressor foi detido por outros policiais e logo após encaminhado para a central de flagrantes da Polícia Civil, no bairro dos Barris. Ainda conforme a PM, o policial foi socorrido para uma clínica de ortopedia, onde será submetido a cirurgia. O estado de saúde dele é estável. 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Taxa de desemprego é maior para os negros, diz IBGE

A taxa de desemprego é consideravelmente maior entre negros e pardos do que entre brancos, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na desagregação por cor ou raça, a taxa de desocupação das pessoas que se declararam de cor preta ficou em 14,4% no quarto trimestre de 2016, enquanto a taxa entre a população parda foi de 14,1%. Os resultados são maiores que o da média nacional, de 12,0%, e bem mais elevado do que o registrado pela população declarada como branca, que teve taxa de desemprego de 9,5% no quarto trimestre de 2016. No primeiro trimestre de 2012, quando começa a série histórica da Pnad Contínua, a taxa de desemprego nacional foi estimada em 7,9%. A taxa entre a população que se declara de cor preta era de 9,7%; entre os pardos, de 9,1%; e a dos brancos era 6,6%.

Bahia: Mães são presas após deixarem filhos sozinhos para curtir festa

Duas mulheres foram presas nesta quarta-feira, 22, por abandono e suspeita de maus-tratos dos filhos de 3, 4 e 7 anos, em Paulo Afonso, no norte da Bahia. As crianças foram deixadas sozinhas em casa pelas primas. Eles disseram que as mães, Priscila da Silva Terto e Pollyana Messias da Silva, saíram para ir para uma festa. Fato que é negado pelas mulheres. "Elas alegam que estavam trabalhando, mas mesmo assim foram presas e autuadas porque se confirmou a situação de abandono", explicou a delegada Lígia Nunes de Sá, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Paulo Afonso. O fato foi descoberto depois que uma vizinha encontrou a menina de 3 anos, que é filha de Pollyana, chorando sozinha na rua durante a madrugada. Ela acionou o Conselho Tutelar, que também localizou os primos da garota, dois meninos de 4 e 7 anos, sozinhos em casa. Eles são filhos de Priscila. As crianças foram levadas para o hospital, onde foram identificadas diversas marcas de lesões pelos corpos. "A médica também achou sinais de que a menina foi vítima de abuso sexual. Foi realizado exame de corpo delito no DPT (Departamento de Polícia Técnica), mas ainda não saiu o resultado", acrescentou a delegada. Não há registro de outras ocorrências envolvendo as primas, mas elas disseram que Pollyana tem dois filhos mais novos, incluindo um bebê de 7 meses, que estão abrigados em outro município. As três crianças também foram encaminhadas para um abrigo e as mães passam por uma audiência de custódia nesta quinta, 23, para definir se continuam presas ou se vão responder em liberdade.

Condenada por homicídios na Bahia é presa em Minas Gerais

Investigadores da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Itabuna, prenderam na manhã desta quinta-feira (23), no município de Perdões, em Minas Gerais, a foragida Patrícia Souza dos Santos, condenada a mais de 24 anos de prisão pelo assassinato e tortura de Ariele Santos Silva, em 20 de janeiro de 2014, quando esta ainda era uma adolescente de 16 anos. O crime ocorreu na cidade de Camacan e contou com a participação de outras duas pessoas, que foram também condenadas e cumprem pena no sistema prisional. Erlan de Assis Silva foi condenado a 28 anos de prisão e Luiz Ricardo Santos Resende a 26. O crime gerou grande comoção na população da cidade. Patrícia, na ocasião, chegou a ser presa, mas acabou liberada pela justiça. A ação dos policiais da Coorpin/Itabuna, em Perdões, contou com o apoio dos departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Crime Contra o Patrimônio (DCCP), além da Polícia Civil de Minas Gerais. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Eros Pereira Cavalcanti, substituto da Vara Criminal de Camacan.

PRF e MPE-BA assinam Acordo de Cooperação Técnica para combater a criminalidade na Bahia

PRF e MPE-BA assinam Acordo de Cooperação Técnica para combater a criminalidade na BahiaO Superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF), Inspetor Virgílio de Paula Tourinho (Jequieense), assinou hoje (22), na sede do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA), um Acordo de Cooperação Técnica visando à atuação integrada e à cooperação técnica no combate à criminalidade na Bahia. O encontro aconteceu às 15h, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e teve como signatária, por parte do MPE-BA, a procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. O documento assinado prevê o esforço mútuo dos órgãos envolvidos no enfrentamento à criminalidade, ficando PRF e MPE-BA compromissados a prestar suporte necessário à execução de operações preventivas e repressivas. O Acordo abrange desde ações de cumprimento de mandados judiciais até o combate a crimes de lavagem de dinheiro, ambientais, tráfico de armas, drogas e produtos controlados, roubo de veículos e roubo de cargas. Após a assinatura do termo, a procuradora-geral Ediene Lousado destacou que a parceria entre PRF e MPE-BA vem contribuindo há muito para a segurança pública do estado. Lembrou-se da Operação Corcel Negro, deflagrada julho de 2011, quando foi construída uma relação de confiança entre as instituições, que só se fortaleceu com os anos. Já o Inspetor Tourinho manifestou seu contentamento e honra, assim como de toda a PRF na Bahia, com a formalização do Acordo. De acordo com o Superintendente, não faltarão esforços da PRF para que essa parceria entregue à sociedade baiana e brasileira excelentes resultados.

Osmar Serraglio será o novo ministro da Justiça

Deputado Osmar Serraglio assume a vaga de Alexandre Moraes, que foi para o STF
O deputado Osmar Serraglio (PMDB)  será o novo ministro da Justiça. Serraglio ocupando o cargo que era de Alexandre Moraes, aprovado pelo Senado para o Supremo Tribunal Federal. “O deputado Osmar Serraglio traz sua ampla experiência profissional e política para o trabalho de levar adiante a agenda de atribuições sob sua responsabilidade”, declarou o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, ao anunciar a decisão do presidente Michel Temer. Gaúcho, Osmar Serraglio elegeu-se deputado pelo estado do Paraná e ficou conhecido nacionalmente quando assumiu a relatoria da CPI dos Correios, que investigou o esquema do mensalão do PT em 2005.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Governo envia ao Congresso projeto de recuperação fiscal dos estados

Governo envia ao Congresso projeto de recuperação fiscal dos estados
Henrique Meirelles e Pezão, governador do Rio | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
O governo federal encaminhou nesta quinta-feira (23) ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o regime de recuperação fiscal para estados e o Distrito Federal. O despacho assinado pelo presidente Michel Temer foi publicado na edição desta quinta do Diário Oficial da União. Na publicação, entretanto, Temer não detalha os dispositivos da proposta. Segundo o Ministério da Fazenda, o projeto estabelece a suspensão do pagamento das dívidas dos estados com a União, em troca de contrapartidas que devem ser tomadas pelos governos locais, como a privatização de empresas estaduais. A Câmara dos Deputados havia aprovado em dezembro um projeto de recuperação fiscal dos estados, mas as contrapartidas foram retiradas do texto. Diante disso, o governo decidiu enviar uma nova proposta. O projeto de recuperação fiscal é considerado como muito importante para salvar estados em grave situação financeira, como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, com dificuldades de honrar o pagamento dos salários dos servidores, além de outros compromissos. A unidades da federação já manifestaram interesse em aderir ao programa.

Ladrão devolve cavalo após ler post com sofrimento de criança

Uma campanha nas redes sociais para tentar encontrar um cavalo que havia sido furtado deu certo e o animal foi devolvido ao dono, uma criança de cinco anos que possui uma deficiência no sangue e um sério problema no coração não o permite passar por 'fortes emoções'.

Através das redes sociais, a família do pequeno Kaio, que vive em Cubatão, no interior de São Paulo, fez um relato pedindo para que 'Fleche' fosse devolvido, já que o cavalo é um importante aliado para minimizar os impactos da doença do menino. Na tarde desta terça-feira (21), o animal foi devolvido, mas o suspeito de cometer o crime não foi encontrado.

"Eu fiquei desesperada na hora e até tive que mentir para o meu filho, porque ele tem uma paixão pelo cavalo que eu nunca vi na vida. Esse é o terceiro cavalo dele. O primeiro acabou morrendo e o Kaio ficou muito mal. Isso mexeu muito com ele, que desde de pequeno tem anemia falciforme (problema sanguíneo) e miocardiopatia (problemas no bombeamento do coração)", explicou Deise Eurides Gabassi, mãe de Kaio, ao G1.

"Já o Fleche está com ele há seis meses. É a alegria do meu filho esse cavalo. Eles não desgrudam e, quando houve o furto, ele começou a chorar muito. Por causa das doenças ele não pode se emocionar muito. Os médicos dizem que essa relação faz bem para ele, mas quando vai cavalgar é sempre com calma", acrescenta.

O cavalo foi furtado depois que a família foi para a igreja e deixou o animal amarrado em um terreno. Ao voltar da celebração, ele não estava mais no local. O pai do garoto iniciou uma busca pela cidade e contou para o filho que havia emprestado o cavalo. 

"De tarde uma pessoa me ligou de número restrito apenas falando que o animal estava no terreno. Acho que a pessoa viu a publicação e percebeu que era uma causa nobre. Meu filho chorou muito, mas hoje abriu um sorriso largo quando viu o grande amiguinho de volta e fez questão de levá-lo para passear", conta.

TCM formula representação ao MPE contra ex-prefeito de Ipiaú

TCM formula representação ao MPE contra ex-prefeito de Ipiaú
O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (22/02), julgou procedente a representação formulada pelo Ministério Público de Contas contra o ex-prefeito de Ipiaú, Deraldino Alves de Araújo, em razão da acumulação indevida de cargos públicos por parte de sua mulher, Jamine Barros Oliveira Araújo, no exercício de 2016. O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que se apure a prática de crime de improbidade administrativa, e aplicou multa de R$5 mil.
A relatoria verificou que a então primeira dama municipal exerceu indevidamente, de forma simultânea, o cargo de Secretária Municipal de Saúde e Saneamento Básico do município e de professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, fato esse reconhecido pelo próprio gestor em sua defesa. “A situação caracteriza clara afronta à Constituição Federal, que veda expressamente, no art. 37, XVI, o acúmulo de cargos públicos”, observou o relator, que destacou o agravamento do caso pelo parentesco da secretária com o então prefeito. “Desta forma – acrescentou o conselheiro -, é inquestionável a responsabilidade do ex-prefeito que deve exigir que todos os servidores, no momento da nomeação, apresentem declaração acerca da existência de outros vínculos com a administração pública, o que parece, estranhamente, não ter ocorrido no presente caso. Vale ressaltar que documentos comprovam que a irregularidade existe desde 2010, primeira oportunidade em que a servidora assumiu o cargo de secretária, caracterizando, tal situação, ao que indica, ato de improbidade administrativa”.
Cabe recurso da decisão.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Empresa que gere três presídios na Bahia ganha licitação de outras duas unidades

Empresa que gere três presídios na Bahia ganha licitação de outras duas unidades
Foto: Divulgação / Socializa
A Socializa Empreendimentos e Serviços de Manutenção Ltda., que já é responsável pela administração dos conjuntos penais de Lauro de Freitas, Itabuna e Vitória da Conquista (entenda), também irá gerir o Conjunto Penal de Barreiras e o Conjunto Penal Masculino, em Salvador, em regime de cogestão. O resultado das duas licitações, das quais a empresa foi vencedora, foi divulgado na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial do Estado. Nos dois certames, a Socializa concorreu com a Reviver Administração Prisional Privada Ltda., – que atua nos conjuntos penais de Juazeiro, Valença, Eunápolis e Serrinha – e a Montesinos Sistemas de Administração Prisional Ltda., mas venceu pelo critério de menor valor global. A empresa receberá R$47.283.773,06, pela gestão em Barreiras, em um contrato de 30 meses, e R$58.163.511,02 pelo contrato do Conjunto Penal Masculino, vigente pelo mesmo período.

Sergio Cabral já é réu por 611 atos de lavagem de dinheiro

Com a nova denúncia aceita nesta terça-feira pela Justiça Federal do Rio, o ex-governador Sérgio Cabral já se tornou réu por 611 supostos atos de lavagem de dinheiro, de acordo com o jornal O Globo. As acusações mais recentes do Ministério Público Federal (MPF) decorrem da Operação Mascate, deflagrada em janeiro. O MPF, agora, imputa a Cabral 147 ações que tiveram o objetivo de esconder a origem dos recursos supostamente ilícitos — o ex-governador já era réu em quatro ações em função de outros 464 atos de lavagem identificados. Segundo a acusação recebida ontem pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, o grupo comandado por Cabral ocultou R$ 10,1 milhões em transações que envolveram a compra de carros de luxo, imóveis e transferências bancárias a uma empresa de fachada, fundada por Carlos Miranda, apontado como operador financeiro do ex-governador. (BocaoNews)

IR: Receita libera programa gerador nesta quinta; entrega começa no próximo dia 2

IR: Receita libera programa gerador nesta quinta; entrega começa no próximo dia 2
A Receita Federal libera o download do programa gerador do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016) nesta quinta-feira (23). Segundo informações do G1, o período de entrega das declarações, no entanto, começa somente após o Carnaval, encerrando no dia 28 de abril. Os contribuintes que entregarem a declaração no início do prazo, desde que sem erros, omissões ou inconsistências, recebem mais cedo a restituição, caso tenha direito. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais também têm prioridade. As restituições do IR começam a ser pagas em junho e continuam até dezembro, geralmente em sete lotes. Caso o contribuinte entregue a declaração depois do prazo ou não declarar (e for obrigado), a multa terá valor mínimo de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do imposto devido. De acordo com a Receita Federal, deverá declarar, neste ano, o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. O valor é 1,54% maior que o ano passado, quando o recebimento mínimo era de R$ 28.123,91 (relativos ao ano-base 2015). 

Plenário do Senado vota nesta quarta indicação de Alexandre de Moraes para vaga no STF

Plenário do Senado vota nesta quarta indicação de Alexandre de Moraes para vaga no STF
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O plenário do Senado votará nesta quarta-feira (22) a indicação do ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, para a vaga do falecido Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado passou pela sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (21) e foi aprovado pelos senadores do colegiado, após 11 horas e 40 minutos de questionaentos. De acordo com o G1, Moraes já tem pedido apoio entre os principais presidentes da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL). O relator da indicação, Eduardo Braga (PMDB-AM), também recebeu Moraes e, ao emitir o parecer, disse que o ministro licenciado da Justiça  tem "formação técnica adequada" para ocupar uma cadeira na Corte. No mesmo perído em que buscava apoios, Alexandre de Moraes se envolveu em uma polêmica por participar de uma "sabatina informal" no barco do senador Wilder Morais (PP-GO). Três dias depois da situação ter sido noticiada, Moraes afirmou que se surpreendeu ao chegar para a reunião.

Estados e municípios recebem nesta quarta-feira recursos do Fundeb

Os estados e municípios brasileiros recebem hoje (22), em suas contas-correntes, a parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) relativa a fevereiro. Do total de R$ 918,97 milhões repassados, R$ 91,89 milhões (10% do total) devem ser destinados à complementação do pagamento do piso do magistério. Os estados que vão receber a complementação são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. De acordo com a lei, a União repassa a complementação aos estados e municípios que não alcançam, com a própria arrecadação, o valor mínimo nacional por aluno estabelecido a cada ano. Em 2017, esse valor é de R$ 2.875,03. O Fundeb é formado, quase totalmente, por recursos provenientes de percentuais de tributos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e transferências vinculadas à educação. Além desses recursos locais, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais. Os recursos do fundo, repassados aos estados e municípios, devem ser aplicados na remuneração de profissionais do magistério em efetivo exercício, como professores, diretores e orientadores educacionais. A verba também pode ser aplicada em despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, compreendendo, entre outras ações, a aquisição de equipamentos e a construção de escolas. (AgenciaBrasil)
Postado por Edmarcos 

Febre amarela: 64 cidades estão com surto

Febre amarela: União reconhece situação de emergência em 64 municípiosO governo federal reconheceu situação de emergência em 64 cidades devido ao surto de febre amarela.
As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Embora situadas em regiões afetadas pelo surto, três das cidades mineiras beneficiadas pela medida, e que são sedes regionais de saúde, não têm nenhum caso confirmado de febre amarela. Também não há mortes suspeitas entre os moradores destas cidades. Por outro lado, segundo a Agência Brasil, como são municípios mais estruturados, suas unidades de saúde estão recebendo pacientes de cidades vizinhas.
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, entre os critérios para reconhecimento da situação de emergência, estão a dificuldade no controle da doença, a existência de danos humanos consideráveis e a possibilidade de se normalizar a situação a partir do apoio complementar dos governos estaduais ou federal. Além das cidades mineiras, o município capixaba Ibatiba também teve reconhecida a situação de emergência. Não há nenhuma confirmação da doença entre seus moradores, mas há oito casos suspeitos e, em cinco deles, os pacientes estão em estado grave.
As portarias listam as cidades de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e Ibatiba, no Espírito Santo, para que solicitem apoio emergencial para ações de socorro e assistência à população. O Ministério da Saúde informou esses municípios são sedes 

Câmara aprova tornar crime envio de conteúdo íntimo sem autorização

Câmara aprova tornar crime envio de conteúdo íntimo sem autorização
A Câmara aprovou nesta terça-feira (21) um projeto que criminaliza o envio de conteúdo íntimo da mulher sem o seu consentimento. O texto de autoria do deputado João Arruda (PMDB-PR) modifica a Lei Maria da Penha e abrange imagens, informações, dados pessoais, vídeos, áudios, montagens ou fotocomposições "obtidos no âmbito de relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade". Atualmente, crimes semelhantes são enquadrados como crime de injúria ou difamação. Caso a proposta também seja aprovada no Senado e sancionada pelo presidente Michel Temer, o ato vai se tornar um crime específico. *Bahia Notícias

WhatsApp muda status e passa a permitir fotos que somem, como no Instagram; entenda

A MAIS NOVA FERRAMENTA


O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira mais uma mudança no aplicativo de troca de mensagens. Agora, ao invés do texto, o usuário poderá inserir fotos, vídeos de até 45 segundos e gifs animados que desaparecem 24 horas depois de publicado, como acontece no Stories do Instagram e no Snapchat. A informação é do ‘Techtudo. As novidades serão disponibilizadas em breve para Android, iOS e Windows Phone. O status do WhatsApp funciona de forma semelhante aos aplicativos mencionados: o usuário publica o conteúdo, que ficará visível por alguns segundos, para os amigos até desparecer. Caso tenha algum emoji ou algo escrito, a duração é maior. Vídeos poderão ter até 45 segundos. Os amigos podem comentar os status e as mensagens chegarão para o autor como mensagem no chat, também semelhante às mensagens diretas do Instagram. Caso o um screenshot (print) seja tirado, o usuário não será notificado. “Assim como há oito anos atrás, quando começamos o WhatsApp, esta nova ferramenta de status lhe proporcionará a opção de manter seus amigos que utilizam o WhatsApp, facilmente atualizados de uma maneira simples e divertida, e todos nós aqui do WhatsApp esperamos que você goste!”, publicou a empresa no blog oficial. Por enquanto, o recurso está disponível no Reino Unido, Espanha. A empresa ainda não divulgou a data de lançamento no Brasil.

MPF recomenda que municípios utilizem recursos do Fundef para educação

fundef
A dúvida ainda circula em diferentes interpretações por parte de advogados, consultores e encarregados da contabilidade pública e  da maioria dos gestores que assumiram o comando dos seus municípios em 1º de janeiro deste ano: Os recursos recebidos da União em forma de  repasses de dívidas referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), podem ser utilizados livremente em qualquer tipo de investimento público  ou somente para o setor de Educação?
A recomendação das representações do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia,  é de que os prefeitos, “caso tenham recebido da União repasses de dívidas referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), utilizem as verbas somente na educação”. Segundo o procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, da subseção judiciária de Irecê, a recomendação que ele expediu em 8 de fevereiro em curso, aos 33 municípios que compõem a sua jurisdição  foi no sentido de garantir que a verba seja aplicada no desenvolvimento do ensino básico — finalidade para a qual é exclusivamente destinada, conforme as Leis no 9.394/1996 e no 11.494/2007.
“Vários municípios brasileiros têm recebido verbas da União referentes a complementações do Fundef e diversos gestores têm manifestado a intenção de aplicar a verba livremente, sem vinculação à manutenção do ensino”, ressalta o procurador. O MPF recomenda aos gestores que atendam ao disposto em diversos atos normativos, incluindo a Resolução n° 1346/2016 do Tribunal de Contas dos Municípios — que também indica a vinculação obrigatória dos recursos do Fundef ao desenvolvimento da educação básica

Mutirão carcerário colocará 827 presos provisórios nas ruas da Bahia

Presos provisórios da Comarca de Jequié
Presos provisórios da Comarca de Jequié serão liberados
Um mutirão carcerário realizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) analisou 2.754 processos referentes a presos provisórios em todo o estado da Bahia e soltando 827 desses presos em sua primeira etapa. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (20). Os dados são referentes ao trabalho desenvolvido em 81 comarcas entre os dias 23 de janeiro e 10 de fevereiro deste ano. Segundo o TJ-BA, a ação reúne 211 magistrados das varas criminais até 20 de abril. O Grupo de Monitoramento e de Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) será responsável por coordenar o mutirão, sob auxílio das assessorias especiais da Presidência, da corregedoria Geral da Justiça e das Comarcas do Interior, além do suporte da Diretoria de 1ª grau do Tribunal. Os números do balanço são referentes às prisões mantidas, relaxadas ou revogadas, com ou sem medidas cautelares. Os juízes que estão trabalhando no mutirão carcerário vão ter que informar novo balanço referente ao trabalho realizado até o dia 20 de março. O mutirão foi instalado devido a atual crise do sistema carcerário brasileiro e atende à Portaria Conjunta nº 1 publicada no último dia 18 de Janeiro pela presidente Maria do Socorro Barreto Santiago, pelo corregedor Geral da Justiça, desembargador Osvaldo Bomfim, e pela corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Cynthia Resende. Seu objetivo é rever a legalidade da manutenção das prisões provisórias.

Deputados aprovam projeto para criação de documento único

Lei que pretende concentrar documentos, como RG, CNH e título de eleitor, segue para o Senado
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (21) o projeto de lei que determina que dados biométricos e civis, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor sejam concentrados em um único documento: a Identificação Civil Nacional. O documento utilizará a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral, do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil e dos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. O projeto de lei 1775/15, apresentado pelo Governo Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tramitava no Câmara desde 2015

Deputados aprovam o Fundo Penitenciário na Bahia

Recursos do Funpen poderá ser utilizado na compra de tornozeleiras
Os deputados estaduais baianos aprovaram, na sessão terça-feira (21), por acordo, a criação do Fundo Penitenciário (Funpen) no âmbito da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.om isso, o estado poderá receber R$ 44 milhões do governo federal ainda no mês de março. A votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com a reeleição para a presidência da Casa foi adiada para após o Carnaval. Após a sanção do governador Rui Costa (PT) e publicação no Diário Oficial da lei que cria o Funpen, o estado oficiará o governo federal sobre a criação do Fundo e receberá, em conta específica, os R$ 44 milhões.A verba já vem carimbada, ou seja, já determinando as alocações do dinheiro: R$ 31 milhões irão para a criação de novas vagas em presídios, seja por ampliação de unidades já existentes ou construção de novas unidades. O restante da verba será para a aquisição de veículos-cela e tornozeleiras eletrônicas.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Médico da seleção norte-americana por quase 20 anos, Dr. Larry Nassar foi acusado de ter abusado sexualmente jovens atletas Fonte: Esporte - iG @ http://esporte.ig.com.br/maisesportes/ginastica/2017-02-21/eua-ginastica.html

Jamie Dantzscher, Jeanette Antolin e Jessica Howard, ex-ginastas da seleção dos EUA
Reprodução
Jamie Dantzscher, Jeanette Antolin e Jessica Howard, ex-ginastas da seleção dos EUA
Três ex-ginastas da seleção dos EUA disseram terem sido abusadas sexualmente por Dr. Larry Nassar. Os abusos com Jamie Dantzscher, Jeanette Antolin e Jessica Howard, teriam acontecido enquanto eram adolescentes, durante a década de 1990.
"Ele colocava seus dedos dentro de mim e movia por dentro das minhas pernas", disse Dantzscher, medalhista de bronze por equipe pelos EUA nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000. “Ele dizia que isso colocaria meus quadris no lugar e ajudaria a minha dor nas costas”.
Em setembro do ano passado, Jamie Dantzscher chegou a entrar com uma ação judicial contra Dr. Nassar como Jane Doe. No entanto, desistiu do anonimato e falou em rede nacional, no programa “60 Minutes”.
Ela alega ter visto o médico diversas vezes, para exames pré-Olímpicos. Além disso, disse que as consultas aconteciam de forma particular, somente ela e Nassar, algo que é proibido pela política da ginástica do país.
"Lembro que eu me sentia desconfortável. Mas pensava que era um tratamento. Você não reclama de um tratamento", acrescentou Jeanette Antolin.
Nassar atuava como médico da seleção nacional de ginástica desde 1996. Em julho de 2015, a organização o demitiu depois de outras denúncias de possíveis abusos por parte do doutor. A Ginástica dos Estados Unidos declarou nota de esclarescimento e alegou buscar protegeer seus atletas e ter contribuído para as investigações.Dr. Larry Nassar
Reprodução/ CBS
Dr. Larry Nassar

Leia na íntegra:

"A USA Gymnastics se preocupa profundamente com nossos atletas de todos os níveis de habilidade e idade. Eles são o coração e alma de nosso esporte e suas saúdes e bem-estar vem acima de tudo. Acreditamos que o abuso de crianças é um absurdo e estamos tristes por qualquer criança prejudicada ao longo de sua carreira atlética. Trabalhamos todos os dias para ajudar os jovens a cumprir seu potencial em um ambiente seguro". 
"Em relação ao Dr. Larry Nassar, a USA Gymnastics está abalada por alguém explorar um jovem atleta ou criança da maneira alegada. Contratamos um investigador que entrevistou atletas, o que nos levou a denunciar o Dr. Nassar ao FBI. Em seguida, retiramos o mesmo de qualquer outra atribuição. A USA Gymnastics cooperou plenamente durante a investigação do FBI."

Em dezembro do ano passado, o FBI encontrou com Nassar mais de 35 mil fotos e vídeos de pornografia infantil. Os advogados do acusado negaram qualquer tipo de irregularidade por parte do profissional.
Nos EUA, Dr. Larry Nassar ainda é investigado por outros casos de abuso sexual cujas vítimas são estudantes da Universidade do Michigan e uma criança de uma família próxima ao médico.