quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Câmara de Fortaleza aprova multa de R$ 2 mil em casos de assédio a mulheres



A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta terça-feira (14) um projeto de lei que prevê multas de até R$ 2 mil para pessoas que cometerem atos de assédio contra mulheres na cidade
Pela lei aprovada, fica vetado todo tipo de "comentários abusivos, insinuações ou sons e expressões verbais de cunho sexista alusivas ao corpo, a ato sexual ou situação sexual humilhante".
A lei vem depois de denúncias de casos de assédio sexual contra mulheres em ônibus de Fortaleza. Em outubro, um homem ejaculou em uma passageira da linha Parangaba-Siqueira. Um retrato falado do criminoso foi feito, mas a polícia ainda não conseguiu prendê-lo.
A lei prevê punição para "gestos obscenos, formas fálicas e insinuações de atos de natureza sexual". Segundo o texto, "ficam sujeitos à sanção abordagens intimidadoras ou todo tipo de contato corporal sem consentimento". O valor das multas será destinado a projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome.
Autor do projeto, o vereador Célio Studart (Solidariedade) salienta que as irregularidades serão dirigidas à Guarda Municipal, que autuará os infratores sem prejuízo ao crime cometido.
"Não há como conceber que o desrespeito e qualquer ato atentatório à dignidade da mulher subsista em nossa cidade", justificou o vereador.
A lei segue para o prefeito Roberto Cláudio (PDT), que pode sancioná-la ou vetá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário