segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Pop diverso no Rock in Rio 2017


Foram dois anos de espera desde a última edição e o Rock in Rio 2017 não está decepcionando. Na última sexta, 15, sábado, 16 e, ontem, 17, a música foi a arte maior na Cidade do Rock. O primeiro fim de semana do festival foi muito além do gênero musical que leva no título. Teve rock, eletrônica, pop, rap, soul, MPB, reggae, e axé, muito axé.
Ivete Sangalo deu largada a maratona de shows do Palco Mundo e, à vontade, encheu a plateia de energia. Cantando trechos de hits de Daniela Mercury, Claudia Leitte, É o Tchan, homenageou o Carnaval de Salvador num momento de encenação e do humor que lhe é tão típico. Grávida de gêmeos, a baiana economizou pulos e movimentos mais bruscos - chegou a anunciar que serão duas meninas – mas empolgou com competência.
Além dos hits da carreira, Ivete cantou “Pro dia nascer feliz”, clássico de Cazuza. “Pelas lindas mensagens que deixou. Viva Cazuza!”.  E sem esquecer da ausência de Gaga, improvisou o refrão de “Bad Romance” para o deleite de um público carente da diva norte-americana. “Eu como fã dela também fiquei triste quando soube que ela não vinha. Tava doida pra tirar uma foto com ela,” brincou Ivete. Gaga cancelou o show por problemas de saúde.
Seguindo o line-up, Pet Shop Boys lembrou seus hits synthpop, os meninos do 5 Secondsof Summer animaram o público mais adolescente com seu punk pop. Para terminar, o pop rock do Maroon 5 acendeu o ânimo da plateia, mas não chegou ao clímax que Lady Gaga poderia ter alcançado. Tocando para um público que queria ver a diva do pop, o show do grupo foi uma sucessão de hits radiofônicos e contou com “Garota de Ipanema”, parte em português, parte em inglês. Eles foram confirmados um dia antes como substitutos de Gaga.
Já no sábado, foi a vez da banda Skank abrir o Palco Mundo mostrando que não foi escolhida a atração brasileira da noite por acaso. Com músicas na ponta da língua, a multidão foi embalada até a chegada de Shawn Mendes, ídolo teenque esgotou seus sucessos bem antes  a apresentação acabar. O Show de Fergie foi um sucesso a parte. Seu pop envolvente e sedutor enlouqueceu e surpreendeu muita gente que achava ela sumida demais para estar no evento. Por fim, Maroon 5 tocou mais confiante, dessa vez para um público que o escolheu, literalmente. 
Emoção em pedido de amor à natureza na abertura
Com discurso voltado à conservação da Amazônia, o Rock in Rio organizou uma abertura diferente nesta edição, na sexta, 15. Vestida de branco, GiseleBundchen fez um discurso emocionado sobre paz e preservação da natureza. Deslumbrante, pediu que as pessoas imaginassem o mundo em que gostariam de viver. Sem conter o choro, mencionou a canção “Imagine”, clássico dos Beatles e símbolo emblemático da união e do amor dos povos. Foi quando Ivete Sangalo entrou e cantou a música ao seu lado. Timidamente, Gisele soltou a voz também.
Tons da diversidade 
“Estou vivendo um sonho”. A frase de Pablo Vittarno Palco Mundo do RIR, no sábado 16, simboliza o que foi a passagem dele no último fim de semana pelo evento. Mesmo sem figurar entre as apresentações oficiais do festival, foi um dos artistas mais comentados e repercutidos.  Quando o cantor surpreendeu o público ao subir em um palco secundário do evento, na sexta-feira, ainda era dia. Causando histeria em cerca de 30 minutos de apresentação, gerou uma aglomeração digna de um rock star e maior do que muitos artistas anteriormente anunciados.Com outras aparições relâmpago e de surpresa, sem dúvida a que mais gerou buzz na webfoi sua aparição no show da Fergie. Convidado pela cantora norte-americana, entoou e dançou (com sua sensualidade e ousadia típicas) o sucesso “Na Sua Cara”. Fergie cantava o refrão e rebolava ao seu lado, visivelmente impactada com a força performática da brasileira. Os fãs da diversidade e da música pop arrebatadora aprovaram.
O evento segue da próxima quinta, 21 ao domingo, 24, com atrações menos pop. Aerosmith, Red Hot Chilli Peppers e GunsAnd Roses vêm aí para mais Rock in Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário