quinta-feira, 21 de abril de 2016

Criador de hits, cantor Prince morre aos 57 anos

Prince, considerado um dos mais talentosos compositores da música americana, morreu nesta quinta-feira, 21, de causas ainda não reveladas.
A informação é do empresário do artista, que confirmou o falecimento nas redes sociais.
O artista morre aos 57 anos sendo considerado um dos mais versáteis na história da música americana.
Prince-CTC
O cantor era considerado excêntrico e  chegou a utilizar um sinal em vez do nome, em uma estratégia tanto de marketing quanto na intenção de realizar uma crítica ao sistema de consumo da cultura americana. A razão do comportamento, contudo, foi um conflito contratual com a gravadora Warner Music na década de 1990. Ao utilizar a referência de um sinal no lugar do nome ele se desobrigava juridicamente com a empresa.
INÍCIO
Na década de 1970, o artista surgiu embalado pelo estilo black music que já consagrava outro talento da época, Michael Jackson. Contudo, o guitarrista estava concentrado nas linhas rítmicas de Jimi Hendrix, Sly and Family Stone, Earth and Fire e James Brown.
Multinstrumentista, ele aparece na década de 1980 com uma guitarra ultramoderna e um visual futurista.  O cantor emplacou um dos principais sucessos da época, “Purple rain” –  balada arrasa-quarteirão que ficou meses e meses nas rádios e levou várias pessoas para os cinemas por conta de uma filmagem inspirada na canção.
Quando não escalava grandes artistas para acompanhá-lo, o músico costumava gravar as guitarras, baixos, pianos, teclados e bateria de suas músicas.
Batizado de Prince Roger Nelson, o artista nasceu em Minneapolis (EUA), em 1958.
Vendeu 100 milhões de discos, tendo a honra de ocupar a 33°. colocação dentre os melhores guitarristas de todos os tempos, em seleção da “Rolling Stone”.
Prince se aventurou nas variantes da black music, tendo uma fase soul, funk e pop rock.  O jazz é um universo paralelo do artista, conhecedor das variantes mais modernas do estilo americano.
Criou hits para o cinema como “Batdance”, utilizado em um dos primeiros retornos de Batman nos cinemas, no final da década de 1980. E se aventurou a escrever músicas para artistas populares como Madonna.
O guitarrista americano de 1 metro e 57 centímetros de altura estava internado com sintomas de gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário