quinta-feira, 14 de maio de 2015

Em Wenceslau Guimarães a  palestra fora ministrada pela Juíza de Direito  de Wenceslau Guimarães








Na noite do ontem fora realizado no Salão Paroquial da cidade de Wenceslau Guimarães uma palestra relativa à Campanha Nacional da Justiça pela Paz em Casa, cujo tema foi Violência Doméstica contra a mulher.
Em todo o Estado foram realizadas 48 palestras simultâneas pelos juízes substitutos do Estado da Bahia.
Em Wenceslau Guimarães a  palestra fora ministrada pela Juíza de Direito  de Wenceslau Guimarães, a Dra. Renata Guimarães da Silva Firme e contou com a presença de 240 pessoas, aproximadamente.
Dentre os presentes havia homens, mulheres e estudantes de idades diversas.
 A palestra orientou a todos os presentes acerca dos direitos das mulheres no que tange à violência no âmbito doméstico, explicando o que é violência doméstica e quais são as medidas protetivas previstas pela lei.
A juíza informou ainda que o  Estado da Bahia é o segundo  estado do país com maior número casos de violência doméstica, ficando atrás apenas do Estado do Espírito Santo.
Foram apresentados vídeos educativos sobre o tema, sendo os presentes orientados sobre como proceder nos casos de violência doméstica.
A juíza frisou bastante que viver sem violência é um direito da mulher e também de toda a família e orientou os homens presentes a tratar bem suas esposas com carinho, amor e respeito, informando-os ainda de  que caso pratiquem violência doméstica contra a mulher poderão vir a ser processados e presos.
A juíza explicou também que a Lei Maria da Penha corresponde a uma ação afirmativa (discriminação positiva) que visa a proteger a mulher das violências domésticas no âmbito familiar e que tal proteção se justifica porque a mulher é mais frágil fisicamente  e também em razão do histórico machista existentes no país.
Ao final enfatizou que “homem de verdade não bate em mulher” orientando a todos que denunciem práticas de violência doméstica, cujas denúncias podem ser feitas também através do número 180.
A magistrada sugeriu ao secretário municipal que verificasse a possibilidade de incluir a matéria sobre direitos humanos com ênfase em violência doméstica contra a mulher na grade curricular das escolas municipais da cidade.
Após a palestra a juíza disse estar bastante satisfeita com a semente que fora lançada através da palestra e que, se esta tiver contribuído para que ao menos uma mulher deixe de sofrer violência doméstica na cidade a campanha já terá valido a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário